domingo, 8 de junho de 2025

As questões e as palavras recorrentes

 As palavras repetidas são ideias recorrentes

Não só para ti e para mim, mas, sim, a toda gente.


Quando se for o tempo, cansado de ser hoje,

Serei de mim momentos que ainda se escondem,

Serei o que eu sou com mistérios desvendados

E partes que hoje são uns rumos não traçados.


Quando vier o tempo, que há tanto é esperado,

Terei cumprido a vida que agora é horizonte

E assim tudo o que sou será o tempo passado.

Serei, então, memórias fluindo a não sei onde,


Um átomo da História como a tudo corresponde.


segunda-feira, 2 de junho de 2025

O espírito de um perdedor (ou a estupidez da inveja)

 A Rússia é um país perdedor. 

Partiu de uma Idade Média tardia que durou até o início do século XX, a qual foi substituída por um Regime Totalitário, fruto-podre do Idealismo alemão aplicado à Economia. O comunismo soviético, além de causar milhões de mortos, incluindo uma parte do povo ucraniano através da “Grande Fome” (Holodomor), afogou-se no esgoto da sua incapacidade, ao fim pedindo ajuda ao Ocidente.

 
A Rússia jamais teve a competência de viver e conviver em Democracia. Manteve o espírito belicista de um império sem alma, tentando aprisionar países que se haviam liberado do seu jugo. Achou que seria fácil retomar a  Ucrânia e imaginou que em “uma semana conquistaria Kiev”. Tenta ainda hoje, há três anos, conquistá-la, matando covardemente milhares de civis, raptando crianças, assassinando dissidentes. Chantageando o mundo livre com seu arsenal nuclear. A velha URSS, demonstrando que segue sendo o que há de pior…

A Europa, incluindo a Alemanha, tem sua parcela de responsabilidade, por ter acreditado que a ex-união soviética, comandada por um ex-diretor da KGB, poderia ser um confiável parceiro comercial…a resposta é a cara real deste monstro que assalta a casa do vizinho, mente sem qualquer noção de ética, e discursa sorrindo.

E pior, o governo do meu país, Brasil, está envolvido com os criminosos…