quarta-feira, 29 de julho de 2020

silêncio sobre a Verdade

" Não se deve confundir a Verdade com a opinião da Maioria" Jean Cocteau

Mas o que é a Verdade, com letra maiúscula? A presunção dos intelectuais, dos crentes religiosos e fanáticos ideológicos, é que os sistemas que eles adotam seja a Verdade, digna de fé e, portanto, de Poder. Este tem sido o grande drama da estupidez humana, tanto dos homens letrados como dos incultos, a nossa história fratricida, eventualmente genocida: a luta em nome da Verdade.

Uma passagem do Evangelho, que leva a refletir sobre isto é aquela em que Pontius Pilate, talvez testando os poderes do "suposto Messias“, ou por sincera curiosidade, perguntou a Jesus: “o que é a Verdade?” E Jesus, baixando a cabeça, calou-se. A melhor resposta possível.

Há a Verdade sobre algum tema? Milênios depois de Jesus, vemos que há verdades, dados que podem ser verdadeiros se nossa pergunta é a certa e nossos métodos de pesquisa, adequados; mas mesmo esta verdade, obtida com esforço a partir das aparências, sofre a ação do tempo.
A opinião tomada como Verdade, porém, é o pior, o mais imperfeito e fútil dos métodos, para obter algum conhecimento sobre um fato, pessoa ou fenômeno.

A luta das opiniões que divide um país quase sempre é a linguagem falada no reino obtuso da Verdade.











Nenhum comentário:

Postar um comentário