domingo, 26 de abril de 2020

nostalgia

Hoje meu coração inundou-se

de uruguai, carmelo, colonia
del santisimo sacramento,
playa seré, y las calles todas
Adonde anduvimos enamorados y felices,
con amigos amados,
en nuestras raíces,
y flores, dalia que extraño,
y frutos, uvas y arándanos,
y gatos y perros, y tilos.

Hoy mi corazón se desbordó
de pasados presentes,
regalos guardados en el alma,
Por siempre.

Para sempre.


Quarentena IV - sou o que sou

Ehyeh Asher Ehyeh

Santo não sou, nem gênio. Sou humano,
Nem o maior, nem o menor: eu não compito.
Se eu já quis ser o melhor foi meu engano,
E o pior é tudo aquilo que eu evito.

Sou o que sou e isto sendo vou adiante,
Carvão a transformar-se em diamante,

Mais que isto, lentamente, aprendendo
Que o Mistério, centro em mim, é que incita
A criar a minha história ao estar vivendo
O que sou, da minha forma mais bonita.

E disto não abro mão: tenho bom gosto
De distinguir entre o que é o Belo, o Bem,
E o que parece precioso mas é o oposto,
Iludindo aos que seguem outro alguém.






domingo, 19 de abril de 2020

Poema da Quarentena III - Cuida-te

Cuida-te! Precioso dom que a vida nos deu, cuida-te!

Tu és maior que toda profecia, política, filosofia,
Ou mensagem divina.

Tu és único,
E teu respirar revive a Vida 
Desde bebê, 
Até adulto, 
Velho,
Decrépito, 
Até o último suspiro,
Enquanto a vida puder.

Cuida-te!

Deixa que falsos-sábios eructem bobagens,
Políticos defequem politicagens,
Homens que não amam humanos
Calculem se deves viver,
Dividindo a unidade 
Pela tua idade.

Lava as mãos, banha-te em água pura,
Veste a máscara sagrada que protege,
Permanece contigo e com quem amas:
Joia rara guardada no estojo de veludo.

Tu és, para ti, e os que te amam, tudo!

sexta-feira, 10 de abril de 2020

"o maior dos homens é o que serve a todos"


As tradições são geradas ao longo de séculos pela ação dos povos e seus expoentes: heróis, génios inspirados, homens justos, santos. E ao longo dos séculos, as tradições cristalizam-se, envelhecem, tornam-se incompatíveis com os tempos novos, enrijecem ao tentar barrar o que há de melhor no que lhes parece distinto do que elas contêm: o outro, o diferente.
A tradição torna-se então o cadáver do espírito que a gerou.
As grandes almas, pessoas que espontaneamente expressam o melhor da essência humana e, portanto, da essência das tradições, poderão ser elementos perigosos aos olhos de uma tradição que se tornou o oposto de seus ideais. Vejo assim Jesus, não somente em relação à tradição judaica, mas em relação as demais tradições. 
Não foi o Herói grego, vencedor de batalhas, mas mostrou o ápice do heroísmo ao confrontar os formalismos religiosos e os conluios políticos, mantendo-se íntegro, defendendo o que acreditava até a morte.
Não foi o doutor da lei, mas viveu a lei do Deus que amava, a cada momento.
Não foi o poderoso Messias libertador de algum povo, pelo contrário, mas com sua vida, transformou a Humanidade.
Não foi o rico cidadão romano, mas seu poder penetrou as almas sensíveis, modificando a história.
E assim, viveu o que ele mesmo era e acreditava, narrando parábolas, simples lições de vida, numa língua arcaica e desconhecida para o grande mundo, ensinando para pescadores, alguns deles analfabetos, numa apagada região do Oriente Médio. Não criou uma religião, viveu a sua própria.
Todo o Evangelho tem a marca de sua personalidade, incluindo arroubos juvenis, gestos de amizade terna, palavras de um enorme coração e de uma mente sábia, a dolorosa confrontação com o sacrifício, quando a grandeza se mesclou à perplexidade, a humildade imensa, o silêncio honesto diante da pergunta crucial que lhe fizeram: o que é a Verdade?
Um personagem poderia ter sido criado para gerar a nova religião, mas jamais essa personalidade pujante, verdadeira, amorosa, humilhada e vencedora. Tudo ali é absolutamente humano, inesperado, autêntico, como os atos de algumas pessoas especiais que passam em nossa vida, criando e enriquecendo incansavelmente a comunidade, sem grandes discursos, ou brilhos. Gente simples, silenciosa e maravilhosa. O Homem pode ser assim.
E ele foi também o sensitivo, o curador, o vidente. Ele também demonstrou, escandalosamente, aos homens comuns os grandes potenciais da espiritualidade. Talvez por isto, após sua morte, tenha sido entronizado como Ídolo, à maneira das divindades romanas e a Igreja, bem como os posteriores cultos cristãos que a seguiram, tornaram-se o oposto daquele espírito inicial, a sua Sombra prepotente, rígida, moralista, mercantilista, fanática. Contudo, o surpreendente é que a personalidade de Jesus foi e é tão grande que consegue transcender à Ideologia e ao Império, ambos decaídos, estando ainda hoje a propor caminhos a toda a gente, confortando a qualquer um, independente de ortodoxias e cultos.
E qual a essência da mensagem que rompeu a História e mudou o mundo? Que o amor que age no mundo em benefício dos outros, independente das diferenças entre os homens, é o remédio necessário, o bálsamo oferecido pelo Criador, para os sofrimentos e perigos que recorrentemente põem em risco a frágil Humanidade.
Nada mais atual.






sexta-feira, 3 de abril de 2020

sobre as origens do COVID

Em anexo, artigo da revista Nature, como sempre excelente, discute os aspectos moleculares do COVID, em comparação com os demais coronavirus para analisar as prováveis fontes da epidemia. Aparentemente, um pangolin, animalzinho da Malásia ilegalmente comercializado na China, contaminou algum(ns) humano(s) e houve mutações adaptativas nos vírus produzindo a cepa responsável pela epidemia. Por diversos motivos há fortes evidências de que a fonte não foi laboratorialmente provocada. Nature, porém afirma que, embora seja improvável uma origem laboratorial, não há como refutar a hipótese completamente. Óbvio.
E aí três questões éticas e legais se levantam:
1) Experimentos com vírus, e com quimeras (híbridos de genes humanos/ de animais) deveriam ser fortemente regulados em todo o mundo,  eventualmente proibidos por uma Corte Internacional. Pasmem, diferentemente dos países Ocidentais, a China, não dispõe uma regulação de pesquisa que aspectos éticos e legais.  
Nem penso em Bioterrorismo.
 Penso em incompetência humana na manipulação e armazenamento de vírus e tecidos. Diz a Nature, nas conclusões de um artigo que tem sido citado como a voz da "comunidade científica" de que que a origem do COVID foi natural. Eu traduzo:
"Pesquisa básica envolvendo modificações induzidas nos Coronavirus semelhantes ao SARS-COV de morcegos em culturas celulares e/ou modelos animais tem sido realizadas há muitos anos em laboatórios de nível de Biossegurança em todo mundo, e há relatos documentados de escapes de vírus SARS-CoV de alguns laboratórios. DEVEMOS, PORTANTO, EXAMINAR A POSSIBILIDADE DE UM ESCAPE LABORATORIAL DO SARS-COV-2 (na origem da Pandemia). Em teoria, é possível que as mutações RBD adquiridas pelo vírus tenham ocorrido durante a adaptação às modificações induzidas na cultura celular, como tem sido observado em estudos com vírus SARS-Cov". 
2) A absurda demora na notificação pelo PC Chinês da epidemia para o mundo, a prisão do médico que detectou pela primeira vez a doença, e sua morte, deveriam causar repúdio internacional e sanções pelos países democráticos.
3) a venda liberada, independente de um controle de qualidade, de produtos médicos de baixíssima eficiência pela China que, por exemplo, não diagnosticam adequadamente a infecção do COVID (veja-se o imbroglio da venda de testes rápidos de COVID com valores de falsos-negativos em torno de 70%), tendo o PC Chinês se manifestado por twitter (!!!), acusando o governo espanhol de haver comprado produtos em empresas não qualificadas (mas que vendem livremente!), fazem-nos pensar que estamos confiando na mercadoria de um lojão chinês, destes existentes em qualquer cidadezinha, vendendo bugigangas com a qualidade que conhecemos perfeitamente. 
Outras acusações do PC Chinês envolveram a Geni Tropical, o nosso Brasil, que estaria vendendo carne contaminada com COVID aos chineses (antes de se ter certeza de que a transmissão do vírus é pelo ar, sem dúvida). Acusar, livrar-se das responsabilidades, isto sim, eles sabem. 
Nesta hora, do ponto de vista ético e legal, selecionar o mais barato, pode ser destruir comunidades humanas, matar pessoas!