sábado, 19 de setembro de 2020

Semana Farroupilha

Tratado de Tordesilhas, padres jesuítas espanhóis criando as missões redutoras dos indígenas pampeanos na imensa região que seria mais tarde a Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Gado europeu trazido pelos jesuítas espalha-se e prolifera livremente no pampa gaucho (gerando cerca de 12 milhões de cabeças de gado). As coroas portuguesa e espanhola expulsam os Jesuítas e destróem "las Misiones". Os Jesuítas não eram santos e tentaram dizimar as nações indígenas não-evangelizadas. Índias e europeus entrecruzam-se e surgem seus bebês, renegados pelos brancos e pelas tribos: o solitário Gaucho original, tentando sobreviver no deserto pampeano.

Na Revolução Farroupilha dos rio-grandenses contra o Império, dentro de espírito republicano e anti-escravagista, o gaúcho tornou-se o "herói farroupilha".

Acho interessante que os europeus que chegaram depois ao Rio Grande, os italianos, alemães, judeus, poloneses, etc. adotaram o espírito deste solitário herói fundador. Os Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) são uma homenagem, um tanto estilizada, destes europeus ao miscigenado gaúcho, neto de portugueses, espanhóis e índios charrua, minuano, tupi-guarani. Os CTGs espalharam-se por boa parte do Brasil, levando pecuária, agricultura, religião e boas escolas.
Nas saídas de Porto alegre e outras regiões gaúchas há as reservas indígenas protegidas. No Uruguay e Argentina, as tribos pampeanas foram dizimadas, num absurdo genocídio programado para produzir uma "Civilização europeia" sem "Barbárie gaucha, indígena" (ler "Facundo, Civilização e Barbárie" do Domingo Sarmiento). Dizimadas exceto nos polimorfismos genéticos analisados no projeto Genoma Humano, e visíveis no delicioso tipo físico dos "cabecitas negras" de boa parte da população dos dois países hermanos.

Outra referência excelente: Cuando El Uruguay Era Sólo un Río:Testimonios de los Cronistas y los Viajeros, do Dr. Daniel Vidart






Nenhum comentário:

Postar um comentário