domingo, 27 de setembro de 2020

O poder das redes

Documentário do Netflix denuncia o "uso que as redes fazem das pessoas", ao viciá-las na internet, transformando-as em "consumidores" e produzindo "visões políticas" polarizadas.

Estas redes realmente são lamentáveis: pessoas desconhecidas, sem fama, sem partido político, colocando suas ideias próprias, seus poemas e fotos, falando de si, de seus cantinhos no mundo.
Bons tempos em que acreditávamos na Zero Hora, éramos influenciados por intelectuais gabaritados como Paulo Santana, livres-pensadores apartidário como LF Veríssimo, uns músicos populares, libertários e drogaditos que depois, ou viraram ministro, ou morreram de overdose e AIDS. Uns heróis da contracultura.

Tirávamos sabedoria e julgamento lúcido, livre, a partir de um Jornal da Globo e as novelas da Globo faziam nossa cabeça, sem cobrar nada, sem querer nada. Por amor. Prostituição feminina ou masculina reconhecida como bacana, macaqueando a Holanda, entre tantas pérolas lançadas à adolescência do Brasil. Isto sim era progressismo!

Não éramos consumidores. Embora já houvesse o PROCON e o Horário político fosse chamado de Propaganda Política.

A qualidade de reflexão, a liberdade que perdemos: um Sílvio Santos, brilhante intelectual sorridente e bonzinho, durante um domingo inteiro. Um Chacrinha e suas chacretes revelando o que de melhor a cultura carioca tinha a dar ao país. Com direito a homenagem musical dos tropicalistas.
E não éramos consumidos como se fôssemos um produto. O consumo não enfeitiçava a ninguém, embora vivêssemos em plena Sociedade de Consumo, expressão criada por McLuhan e difundida nas décadas de 60, 70.

Não havia vício com televisão. Crianças e adolescentes não ficavam horas na frente da telinha, nem os pais emburreciam, livremente, vendo novela. Todos assistiam tudo, todo o tempo, pelo menos passivos, quietinhos, satisfeitos, como deve ser o bom público.

As propagandas eram de alto nível, desinteressadas, como a inesquecível Lei do Gerson no comercial de cigarros. Lembram da famosa frase: "O importante é levar vantagem". Cultura e caráter.

Não éramos sorrateiramente pesquisados para informar às empresas jamais, e IBOPE era a sigla de uma irmandade de franciscanos.

Polarização? Isto é realmente novo! Bons eram os slogans e palavras de ordem dos partidos de antigamente, nas quais ainda acreditávamos, os discursos dos políticos irmanando a todos independente de ideologias. A primeira metade do século XX não ocorreu, nem nazistas versus comunistas, ou vice-versa. Só as fake-news das oposições tentam nos dizer que estas coisas existiram. Nunca existiu a frase: Brasil, ame-o ou deixe-o. Nunca houve racismo, preconceito contra minorias (as minorias eram amontoados de seres invisíveis e mudos). Nunca ouvimos políticos conclamando à luta contra os valores burgueses e de classe média.
Hoje em dia, até políticos brasileiros importantes acabaram no xilindró. Como ousas, populaça!

O paraíso em que vivíamos se desfez.

Parece que tudo isto veio à tona, veio à luz, devido aos computadores. Por que será? A internet e suas redes realmente prejudicam. A pergunta que fica é: a quem?

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