segunda-feira, 7 de setembro de 2020

os brasileiros

Minha gratidão ao Brasil é imensa!
Neste país, vindo de uma família muito pobre (com toda a honra) de imigrantes europeus recebi ensino da melhor qualidade desde a Escola Primária à Universidade, sem jamais pagarmos um centavo. Nos Estados Unidos, estaria fadado a ser um americano de segunda categoria. No Brasil me fiz médico, investigador. E tive a honra de atender aos conterrâneos no maior Sistema de Saúde Pública do mundo, o SUS que envolve 200 milhões de pacientes do Oiapoque ao Chuí. Nos Estados Unidos não conheceria um sistema assim qualificado e amplo, pois lá inexiste. Tive a chance de trabalhar no melhor hospital público brasileiro, convivendo com as tecnologias mais avançadas, aprendendo com gigantes da Medicina, e tendo à disponibilidade laboratórios de pesquisa de alto nível, onde pude despertar meus interesses de cientista e fazer pesquisas que me puseram em contato com investigadores internacionais.
No Brasil financiamos nossa primeira casa e vivemos com a melhor qualidade.
No Brasil, aprendi que negros, brancos, amarelos, índios, não precisam, nem devem ficar separados em guetos raciais. O "caos" social brasileiro é o maior experimento sociológico do mundo, aos poucos sendo copiado por outros países. O Brasil gerou os mulatos, esta gente linda. Há quem diga que o Brasil chama os negros de negros por um tipo de maldade atávica, pois o negror seria a representação de coisas negativas. Dizem que os "afrodescendentes" deveriam ser denominados pretos. Não no Brasil: os afrodescendentes brasileiros não são pretos, são lindamente coloridos, numa infinidade de tons da cor do café-com-leite. E também os descendentes europeus: no Brasil tomam um tom dourado, aprendem um sorriso sedutor que em suas terras de origem inexiste. E os descendentes do Japão e da Ásia são brasileiríssimos.
Nossa alma se colore de Brasil, de uma certa doçura de coração, de uma nostalgia herdada dos lusos e modificada pelos trópicos. Tendo todos os defeitos conhecidos, quem é capaz de negar a grandiosidade deste país, deste povo que não disfarça suas mazelas nem mesmo em filmes e romances, ao contrário, corajosamente, se apresenta sem máscara. Raridade num mundo de aparências.
Ter nascido no Brasil foi a maior das oportunidades, foi a melhor das múltiplas vidas. Ah! sim estas crenças espiritualistas dos brasileiros fazem parte do preciosíssimo pacote. Graças a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário