terça-feira, 28 de novembro de 2017

O mamilo e a úlcera

Os alunos se divertem com uma história que conto.

Eu me interesso muito pela integração do sistema digestivo e o sistema nervoso entérico que faz haver um “cérebro visceral” independente do sistema nervoso central. Quem me despertou este interesse foi o Prof. Milton Abramovich da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, um dos primeiros a dar-se conta da importância das endorfinas como neurotransmissores do sistema digestivo.
Mas a meleca ideológica ensinou muita bobagem, mesmo na Fisiologia.

Por exemplo, no Mestrado de Gastroenterologia estudávamos, entre outros, o Bockus, um enorme Compêndio de 10 volumes. Um dos livros chamava-se Psicodinâmica e Função Digestiva, e aí havia aquele clima ideológico agradável aos teóricos intelectuais com vies humanista. Eu me encaixo um pouco nisto. Pois, neste volume, um dos capítulos denominava-se "A Psicanálise da Doença Ulcerosa Péptica". 
O capítulo era precedido por uma citação lapidar, que caracteriza aquela década de 80:

“A úlcera péptica é o mamilo materno invertido”.

Poesia primorosa! Psicanálise de primeira, para quem chegou a conhecer e sobreviveu com alguma sanidade a isso.

O capítulo deve ter sido eliminado com a descoberta do Helycobacter pilorii
E o autor da frase deve corar de vergonha na tumba.

Os alunos riem muito. Eu também.








Nenhum comentário:

Postar um comentário